Aniversário Infantil
Produtos e Serviços

No Mundo da Vídeo Produção

A criatividade e a tecnologia andam juntas. Cabe ao homem a criatividade e percepção na captação e edição da imagem, enquanto a tecnologia compete aos equipamentos.

O nome vídeo etimologicamente, provém do " ver ". O conceito é antigo, desde a invenção da televisão eletrônica, na década de 30.

Os circuitos tinham o nome em inglês, de " audio " e " vídeo". Porém, hoje vídeo se refere a toda imagem gravada: desde um programa gravado em casa, até a produção de um filme.

O primeiro vídeotape foi lançado no final dos anos 50, modificando completamente a televisão mundial ao terminar com a obrigatoriedade dos programas " ao vivo ".

O equipamento usava fitas de duas polegadas de largura e foi batizado de formato "quadruplex". Somente em 1974 a JVC, uma subsidiária da Matsuhita, lançou o formato VHS - Vídeo Home Sistem - para concorrer com formato BETAMAX lançado pela Sony.

Na década de 90, foi lançado o Digital 6mm para consumo, superando totalmente os demais formatos, pois substitui o sistema analógico

 

Luz, câmara e ação! Seria difícil pensar a nossa vida hoje em dia sem os filmes e o cinema, não é mesmo?

Com eles nos divertirmos em nossas horas vagas, nos transportamos para outro mundo, nos emocionamos com as mais variadas histórias, vibramos com nossos heróis e ficamos completamente aterrorizados com fantasmas e monstros de horror. Mas você sabe quando surgiu o cinema e os primeiros filmes? Já ouviu falar de seus inventores?

A primeira exibição de cinema em toda a história mundial ocorreu no ano de 1895 na cidade de Paris, França, no Grand Café. Os organizadores dessa grande proeza foram os irmãos Auguste e Louis Lumière.

Filhos de um fotógrafo e industrial do ramo da fotografia, os irmãos Lumière inventaram o cinematógrafo, a primeira câmera filmadora do mundo, que registrava e reproduzia imagens em um anteparo.
Na primeira sessão de cinema, os irmãos Lumière exibiram 10 filmes com 40 a 50 segundos cada um. Os filmes até hoje mais conhecidos dessa primeira sessão foram "A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do trem à Estação Ciotat", cujos títulos já retratam bem seus conteúdos.

.

A sessão inaugural do cinema acabou sendo um verdadeiro sucesso na França. Todos passaram a comentar e a querer ver a nova invenção.
Em pouco tempo o cinema e a produção de filmes começaram a se espalhar por todo o mundo. Já no começo do século XX, Hollywood surgiu como uma importante região produtora de filmes nos Estados Unidos e sua posição de grande destaque mundial se confirmou ainda durante os terríveis anos da primeira guerra mundial, quando a Europa estava arrasada com os conflitos.

No final dos anos de 1920 o cinema ganhou um complemento impensável até então, a reprodução sonora. Desde a primeira sessão no final do século XIX, todos os filmes eram mudos. A cor no cinema surgiu bem mais tarde, já em meados da década de 1950. Hoje em dia esses dois elementos são marcas indispensáveis da maioria dos filmes produzidos, mas é ainda possível encontrar diretores que preferem trabalhar como nos antigos tempos.

Mas chega de falar de cinema por hoje e deixa eu ir andando, antes que perca a próxima sessão! Tchau!!!!

------------------

Galeria de Fotos  |   Eventos Realizados  | Dicas para Festa  | Divirta-se On-Line | Fale Conosco

Edson Bolgheroni - edson@bolghflash.com.br